A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Unigel, em Laranjeiras (SE), está com a produção suspensa. A informação foi confirmada pela empresa nesta quinta-feira (10).
A medida foi adotada, segundo a Unigel, em função da diferença entre o preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada, e o preço dos produtos fabricados na empresa, fator que afetou diretamente a competitividade do negócio. Apesar da suspensão, a empresa disse que continua estabelecendo diálogos em prol de soluções para a situação.
A suspensão das atividades na unidade é discutida desde maio deste ano com o Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL-SE). A Unigel informou que aprovou a proposta de suspensão dos contratos de trabalho em assembleia com os colaboradores.
O Sindipetro informou que a empresa adotou o layoff para o contrato com uma parte dos funcionários, que é quando a vaga de emprego é excluída temporariamente.
A unidade possui capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. Com essa produção parada, a expectativa, e que acordo com o economista Rodrigo Rocha, é que a economia em Sergipe sofra impactos negativos, a partir do desemprego.
“Um empreendimento desse porte tem potencial para estimular diversos negócios em uma vasta cadeia., que impacta desde a renda dos empregos diretos, a compra do pãozinho e até de bens e serviços mais caros. A saída, nesse caso, é uma parceria com a Petrobras para reverter esse quadro”, disse o especialista.
O que disse o governo
O governo de Sergipe informou que reitera o compromisso em intermediar as negociações entre a Petrobras e a Unigel para retomada da produção da unidade em Laranjeiras, evitando, assim, fechamentos dos postos de trabalho. E que na próxima semana, o governador Fábio Mitidieri (PSD) vai participar de reunião na sede da Petrobras onde o assunto vai ser discutido.
Fonte: g1 SE
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju