Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Professora do Colégio Estadual José Franklin apresenta projetos de pesquisa em História no Maranhão

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Foto: Divulgação/ Seduc

A professora e pesquisadora Adinagruber da Conceição Lima, que leciona no Colégio Estadual Professor José Franklin, na Barra dos Coqueiros, tem levado o nome da pesquisa sergipana em História para além da fronteira estadual. Ela participa do 32° Simpósio Nacional de História, na cidade de São Luiz, no Maranhão, e se reúne com outros historiadores de todo o país em torno de projetos de iniciação científica, pesquisas e intercâmbio de saberes. A participação da professora no simpósio tem o apoio da Fapitec e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do edital 01/2021.

Com os alunos do colégio estadual, a professora desenvolveu o projeto ‘As Mulheres da Revista: A Presença Feminina na Revista Literária do Gabinete de Leitura de Maruim’, realçando a pesquisa sobre a participação feminina na comunicação no século XIX. “A pesquisa objetivou investigar a presença de mulheres na imprensa no século XIX (Revista de Maruim). Foram apresentados resultados na Feira Científica de Sergipe (Cienart) e, pelo bom desempenho das alunas que apresentaram, ganhamos mais uma bolsa de iniciação científica Júnior, além de publicação de artigos com estudantes”, destacou Adinagruber Lima.

A historiadora explica que, ao longo da pesquisa, documentos do período foram encontrados, digitalizados e lidos, a fim de identificar a presença das mulheres nas 34 edições da revista. “O desdobramento do projeto agora, na escola José Franklin, é encontrarmos mais outras mulheres em outros jornais sergipanos do século XIX. Sobre as mulheres que encontramos, estou pesquisando sobre elas. Por isso o título do trabalho apresentado é: ‘As mulheres da revista’”, disse a professora.

Paralelamente a esse projeto, Adinagruber Lima e os alunos do colégio estadual José Franklin também desenvolvem mais dois projetos de iniciação científica aprovados por meio do edital 01/2021: ‘Nuntium e Clio na escola: Representações femininas na Revista Literária do Gabinete de Leitura de Maruim (1890-1891)’ e ‘De Tototó pelo rio Sergipe: Turismo Pedagógico como Ferramenta de Aprendizagem’. Os dois projetos beneficiaram alunos participantes com bolsas de iniciação científica Júnior.

Por conta do projeto de história do Gabinete de Leitura de Maruim, que motivou jovens a também entrarem no ambiente da ciência, a professora Adinagruber recebeu, em 2022, o prêmio ‘Educadores que inspiram’, uma parceria do Politize!, Instituto Sonho Grande e Instituto Natura.

Os resultados também podem ser conferidos em feiras de ciências promovidas pela escola estadual, além da orientação da pesquisadora em atividades que incentivam a ampliação do conhecimento. Um deles é o projeto de Intercâmbio Cultural Escolar, que discute e informa a comunidade escolar e demais escolas sobre as oportunidades que um intercâmbio pode trazer aos estudantes do Ensino Médio, contando com três bolsistas. Outro exemplo é o projeto ‘Café Com Ciência Negra: um debate sobre as obras de Djamila Ribeiro’, que pretende trazer a discussão sobre a necessidade de uma educação antirracista nas escolas, também contando com três alunos bolsistas.

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário