A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assessoramento aos Municípios (Ascam), em parceria com a Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), promove entre o dia de hoje e de amanhã, dias 20 e 21 de julho, a capacitação de professores e gestores no ‘Programa Alfabetizar pra valer’ (PAPV), um pacto entre os 75 municípios sergipanos pela alfabetização na idade certa. O evento acontece no horário das 9h às 12h30, na Faculdade Pio Décimo, em Aracaju, com a realização de oficinas para construção dos planos de intervenção pedagógica da fluência.
O público-alvo inclui os dez diretores regionais de educação, diretores do Serviço de Planejamento de Ensino (Seplen), coordenadores e formadores regionais do PAPV da educação infantil, do Ciclo de alfabetização e 3º Ano; coordenadores e formadores municipais do PAPV da educação infantil, do ciclo de alfabetização e 3º Ano, bem como pontos focais do PAPV.
De acordo com a diretora da Ascam, Andrea Dantas, no início de 2023 foi realizada uma avaliação diagnóstica de fluência com os alunos do 2º ano do ensino fundamental. “O diagnóstico do processo de alfabetização foi apresentado em todos os 75 municípios parceiros para gestores e professores das redes municipais e estadual de ensino. Agora, a partir do conhecimento dos resultados, nós estamos ofertando oficinas para que cada uma das nossas equipes do Programa Alfabetizar pra Valer tenham a oportunidade de desenvolver, sob nossa orientação, os seus planos de intervenção pedagógica da fluência para que possam colocar em prática esse planejamento ainda no segundo semestre de 2023”, comenta.
A diretora do Ceave, Joniely Cruz, explica que a partir do momento em que a Seduc firma o pacto pela alfabetização na idade certa em todo o estado de Sergipe, ela efetiva o regime de colaboração e reforça a preocupação na melhoria de indicadores que foram apresentados no início de 2023. “Diante dos dados de alfabetização foi pensado esse pacto a fim de que todos juntos possamos garantir o direito à alfabetização de nossas crianças. Todos os anos realiza-se uma avaliação de fluência. O Ceave faz a entrega das evidências, com o tratamento dos dados, para identificar os desafios e as potencialidades”, enfatiza.
A expectativa da diretora regional de Educação do Centro Sul Sergipano (DRE 2), Daniela Silva, é de que “os municípios envolvidos possam se apropriar dos resultados das avaliações de fluência, das avaliações do Saese e da proficiência dos alunos, para que, com base nisso, eles possam realizar o planejamento das aulas do segundo semestre, focando na aprendizagem significativa e, assim, garantindo que o Programa Alfabetizar pra Valer possa alcançar seu objetivo, que é garantir que os nossos alunos possam ser alfabetizados na idade certa”, finaliza.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju