O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura e da Justiça (Sejuc), finalizou nesta terça-feira, 11, a aplicação das provas dos Exames de Certificação dos níveis Fundamental e Médio nas dez unidades prisionais de Sergipe. As provas aconteceram de 12 de junho a 11 de julho, nas dez unidades prisionais do estado. Ao todo, 559 jovens e adultos que se encontram em regime de privação de liberdade participaram do certame.
O curso é ofertado por meio da parceria entre as Secretarias, com a colaboração dos diretores e coordenações pedagógicas das unidades prisionais na perspectiva de ser uma ferramenta social de ressocialização, qualificação e busca de reconstrução da vida social após a privação de liberdade.
Este ano, a Divisão de Exames e Certificação, vinculada ao Serviço de Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Educação, da Seduc, já oportunizou à população sergipana, em geral, 1.700 vagas nos Exames de Certificação, das quais, 153 foram destinadas a participantes do Ensino Fundamental e 1.547 para as provas do Ensino Médio. Deste público, foram certificados até o momento 374 participantes.
Ainda foi ofertada a 1ª etapa das provas dos Exames de Certificação do Sistema Prisional, que atende a 559 candidatos em regime de privação de liberdade, entre eles, 437 são do Ensino Fundamental e 122 do Ensino Médio.
O coordenador da Divisão de Exames Supletivos da Seduc, professor Edson Aragão, reforça a importância dos exames de certificação para a vida de milhares de jovens e adultos, ao entender que eles não são apenas uma ação pedagógica, mas têm uma função social, pois é com eles que muitos jovens, adultos e idosos têm a possibilidade de concluir seus estudos.
“Os que fazem os exames obtêm maiores oportunidades no mercado de trabalho e esta ação é mais um compromisso do Governo do Estado com todos os cidadãos que não puderam frequentar a escola em idade regular, por algum motivo”, destaca.
Cidadania e inclusão
A previsão é de que a oferta dos exames de certificação no âmbito estadual para o Sistema Prisional ocorra novamente em novembro de 2023, para assim continuar aferindo o conhecimento já trazido pela pessoa privada de liberdade e incentivá-la para retornar ao fluxo de ensino-aprendizagem.
A diretora de Assistência Educacional da Sejuc, Edjane Marinho, explica que os exames são grandes fomentadores da educação nas unidades prisionais, que trazem a perspectiva de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio e assim alimentam a esperança de um novo fazer na vida das pessoas privadas de liberdade.
Fonte: Seduc
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju