A Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu início a mais uma rodada de testes de Covid-19 no sistema prisional do estado. O primeiro local a ser visitado foi o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe (HCTP), situado no bairro América, em Aracaju. A testagem foi realizada na segunda-feira, dia 3.
Segundo o professor Lysandro Borges, responsável por coordenar a força-tarefa, dos 97 testes rápidos realizados nos detentos do Hospital de Custódia, 33 tiveram resultado positivo. “Todos os detentos infectados foram isolados dos que não estavam com o vírus e receberam atendimento médico para acompanhamento. Aproximadamente 90% deles eram assintomáticos e haviam sido vacinados com a vacina bivalente”, ressaltou o docente.
Borges ressalta que essas ações serão estendidas aos demais presídios em Sergipe, visando evitar surtos e conter a propagação do vírus dentro do ambiente prisional. “Durante a pandemia, testamos todos os presídios e registramos apenas um óbito. Isso é resultado do trabalho de detecção e contenção da Covid-19 no sistema prisional”, enfatizou o pesquisador.
O professor acrescentou que a próxima unidade prisional a receber a força-tarefa de Covid-19 da UFS será o Presídio Semiaberto de Areia Branca (PRESAB).
Por Isto é Aracaju
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju