O mês de janeiro é marcado pelo nascimento de um dos compositores mais famosos da música clássica: Wolfgang Amadeus Mozart. E o Caderno de Música deste sábado (05) e das próximas semanas, vai apresentar alguns personagens que tiveram grande importância na vida pessoal e musical deste compositor. Nesta edição, o destaque será para a sua esposa, Maria Constanze Mozart, que nasceu em 5 de janeiro de 1762, na Alemanha.
Vinda de uma família pobre, Constanze sempre teve contato com a música e aprendeu piano e canto durante a juventude, mas não chegou a chamar a atenção pela sua musicalidade. Mesmo sem o consentimento de Leopold Mozart, os jovens Wolfgang e Constanze se casaram em 1782 e, apesar de não ter sido um casamento perfeito, os dois estiveram juntos literalmente na riqueza e na pobreza. No final da vida de Mozart, o casal chegou a viver em situação de quase miséria.
Em críticas sobre a vida e obra de Mozart, Constanze muitas vezes foi vista como uma figura ignorante, mesquinha, materialista e incapaz de apreciar a genialidade do marido. No entanto, tais julgamentos não possuem nenhuma base concreta, e o próprio Mozart, em algumas de suas cartas, reconheceu a importância de sua esposa em sua vida. Os esforços de Constanze para ao mesmo tempo proteger e divulgar o trabalho de seu marido, somados a uma biografia que ela ajudou a escrever, foram fundamentais para que a fama de Mozart perdurasse até os dias de hoje.
Fonte: Agência Brasil
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju