O Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL-SE) entregou uma contraproposta ao grupo Unigel, após a empresa anunciar a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos colaboradores da unidade de fertilizantes nitrogenados de Laranjeiras. A proposta da empresa foi rejeitada por unanimidade durante assembleias realizadas entre o sindicato e a categoria.
A contraproposta do Sindipetro prevê a manutenção de benefícios para os trabalhadores durante o período de suspensão, conhecido como lay-off. Entre os benefícios estão a manutenção dos salários, indenização ao final do período de suspensão, plano de saúde e auxílio educacional.
Segundo o presidente do Sindipetro, Fernando Borges, a Unigel deseja suspender os serviços sem arcar com nenhum ônus. A empresa propôs pagar apenas as parcelas do Seguro Desemprego aos trabalhadores durante o lay-off, o que foi rejeitado. A proposta inicial da Unigel também não considerava as férias, o 13º salário e o benefício do INSS por tempo de serviço durante o período de suspensão.
Fernando Borges ressalta que o lay-off só pode ser implementado com o consentimento dos trabalhadores. Ele critica a postura da Unigel, afirmando que a empresa está usando chantagem para que os trabalhadores peçam demissão, evitando assim suas obrigações. O presidente do Sindipetro espera que a contraproposta seja aceita, pois considera os pedidos razoáveis para garantir o sustento dos trabalhadores durante o período de suspensão, que está previsto para começar em 1º de junho.
A medida de suspensão temporária dos contratos de trabalho foi anunciada pela Unigel devido à discrepância entre o preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada, e o preço dos produtos fabricados na unidade de fertilizantes nitrogenados de Laranjeiras. A proposta foi apresentada ao Sindipetro durante uma reunião, e ficou acordado que a suspensão terá duração de 90 dias.
Por Isto é Aracaju
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju