Professores ligados ao Sindicato dos Professores do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) estabeleceram um novo cronograma de mobilização em busca do pagamento do piso salarial da categoria. O primeiro movimento ocorreu nesta terça-feira, dia 30, com uma manifestação na praça General Valadão, no centro da capital.
De acordo com o sindicato, os professores da rede municipal de Aracaju decidiram paralisar suas atividades não apenas nesta terça-feira, mas também na quarta-feira, dia 31. Além disso, ficou acordada a realização de uma vigília em frente à sede administrativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no dia 31.
O principal objetivo da mobilização é reivindicar a aplicação da lei do piso salarial na carreira docente, o que implica atualizar os salários de acordo com o percentual de 14,95% estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para professores ativos e aposentados. O sindicato destaca que a paralisação ocorre devido à falta de cumprimento, por parte do governo municipal de Aracaju, do que havia sido acordado em negociações anteriores.
Segundo o Sindicato dos Professores de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não apresentou nenhuma proposta para o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, que determina o pagamento do piso salarial na carreira do magistério da rede pública, contrariando o que havia sido prometido.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirmou, em comunicado, que as negociações com o sindicato não foram encerradas e estão em andamento. A Semed comunicou aos gestores escolares que as escolas permanecerão abertas e em funcionamento nos dias 30 e 31 de maio, e os profissionais do magistério e os estudantes não serão impedidos de acessar as unidades escolares para as atividades pedagógicas.
A Semed ressaltou ainda que nenhum professor da rede municipal recebe menos que o piso nacional do magistério, estabelecido em R$ 4.420,55, sendo que o menor valor pago em Aracaju é de R$ 5.139,39.
Por Isto é Aracaju
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju