Diante das fortes e rotineiras chuvas que têm caído por todo o estado de Sergipe, já começam a circular nas redes sociais notícias falsas com teorias sobre o que motiva os temporais. Está sendo compartilhada uma mensagem segundo a qual o fenômeno aphelion – em português, afélio – “a partir de amanhã” e até agosto trará uma onda de frio e, com ela, doenças.
A órbita da Terra ao redor do Sol é elíptica, fazendo com que o Sol se aproxime e se afaste do nosso planeta a cada ano, sendo os fenômenos naturais chamados de periélio e afélio. Mas será que a distância ou aproximação pode influenciar na temperatura da Terra? A postagem em tom vago e gerando alarme quanto à propagação de doenças já evoca o perfil típico de fake news e, para conferir, F5 News procurou o físico Iago Menezes, astrônomo amador.
Ele explica que a mensagem é imprecisa já ao fornecer dados incorretos sobre o periélio.e o afélio, fazendo uma associação que situa o clima frio ou estações do ano com esse movimento orbital.
O texto compartilhado diz que a distância “normal” entre a Terra e o sol é de 90 milhões de km, enquanto na média é de 150 milhões de km, explica o físico. No periélio, há a maior aproximação no ano e essa distância cai para 147,5 milhões de km. Já no afélio, aumenta para 152,6 milhões de km.
“A órbita que o planeta Terra faz ao redor do sol é praticamente circular, devido a isso, as distâncias de periélio e afélio são praticamente irrelevantes para fazer grandes alterações na temperatura e no clima do nosso planeta”, disse Iago Menezes ao F5 News.
“A forma correta de se justificar é saber que a Terra executa outros movimentos além do orbital (girar ao redor do centro de massa), como por exemplo o de rotação (girar ao redor do próprio eixo) – responsável pelos dias e noites – e principalmente pelo movimento de precessão, que é o grande responsável pelas estações do ano (inverno, verão, primavera e outono)”, disse o físico.
Iago compara o movimento de precessão com a Terra com um pião girando desequilibrado, que faz com que ele gire com uma certa inclinação. “E é essa inclinação, devido ao movimento de precessão, que faz com que as estações do ano existam, fazendo assim com que épocas do ano se tornem mais frias ou mais quentes, isso porque o planeta vai receber quantidades diferentes de luz solar durante o ano”, explica.
Confira a corrente de fake news:
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Fonte: F5 News
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju