O tutor da capivara Filó, o influenciador Agenor Tupinambá, teve a guarda provisória do animal concedida pela Justiça Federal, após ter sido denunciado por suspeitas de maus-tratos e exploração animal.
No entanto, ele acabou devolvendo a capivara ao Ibama, que o multou em R$ 17 mil e notificou para retirar as publicações com animais silvestres das suas plataformas digitais.
O juiz responsável pelo caso destacou que Agenor vive em perfeita simbiose com a floresta e os animais da região, e que a capivara não mora em sua casa, mas sim ele que vive na floresta, uma realidade difícil de ser compreendida por moradores de outras localidades urbanas no Brasil.
Após a devolução da capivara ao Ibama, a deputada estadual Joana Darc Cordeiro de Lima entrou com um mandado de segurança contra o instituto, alegando descumprimento de acordo para que ela, o tutor e um veterinário indicado tivessem acesso ao animal durante sua permanência nas dependências do órgão.
O juiz concedeu autorização para a visita técnica ao animal, mas o Ibama negou as informações divulgadas pela parlamentar de que haveria vacinas vencidas, afirmando que não se imuniza animais silvestres.
Por Isto é Aracaju
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju