Canal WhatsApp Isto é Aracaju

O papel das redes sociais na promoção e crescimento dos pequenos negócios na internet

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Pequenos negócios ampliam presença digital para conquistar clientes – (Foto: Sebrae)

Com a concorrência cada vez mais acirrada e acelerada pelas mudanças digitais, o uso das redes sociais como ferramentas para relacionamento, divulgação e venda de produtos e serviços online tornou-se uma realidade para pequenas empresas de todos os setores. De acordo com uma pesquisa inédita realizada pelo Sebrae, 55% das empresas em Sergipe possuem presença nas redes sociais ou websites com esse propósito, enquanto entre as microempresas (ME), esse número chega a 66%.

Além disso, 60% dos empreendedores utilizam meios digitais para oferecer serviços e produtos, contando com catálogos para divulgação online, e 52% realizam reservas ou vendas online.

No que diz respeito à venda online, o WhatsApp foi apontado como a principal ferramenta de vendas digitais por 70% das empresas pesquisadas. Em segundo lugar, com 33%, estão as redes sociais, seguidas por sites próprios, com 8%.

O Instagram é a rede social mais utilizada pela grande maioria das pequenas empresas, com 91% possuindo perfil nessa plataforma. Isso demonstra um crescimento significativo dessa rede social na promoção de empresas, já que na primeira edição da pesquisa, em 2018, esse número era de apenas 25%. O Facebook ainda é uma das plataformas mais utilizadas, com 60%, um aumento de 20% nos últimos quatro anos.

Por outro lado, as homepages e websites perderam importância desde a última edição da pesquisa, em 2018, e agora estão presentes em apenas 34% das empresas pesquisadas. Com uma menor porcentagem entre as redes, o Twitter só é utilizado por 9% dos proprietários de pequenas empresas.

Apesar de ser uma das plataformas de vídeo mais populares entre os brasileiros, o YouTube ainda é pouco utilizado pelas micro e pequenas empresas, com apenas 13% delas possuindo um canal nessa plataforma. Com a mesma porcentagem, o LinkedIn também é pouco utilizado pelos empreendedores pesquisados.

A pesquisa também destaca que os empresários oferecem recursos de relacionamento e atendimento ao cliente digital em suas redes sociais ou websites. Entre as empresas ouvidas, 57% oferecem canal de contato do tipo Fale Conosco e 44% possuem espaço para queixas ou sugestões.

Por Isto é Aracaju / UMC Sebrae Sergipe

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário