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Confira o Plano Operacional da 38ª Corrida Cidade de Aracaju

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Por Isto é Aracaju

Em 2023, serão investidos R$ 864 mil para a realização do evento esportivo, com recursos próprios do Tesouro Municipal (Foto: Sérgio Silva/PMA)

A Prefeitura de Aracaju realizará no próximo sábado, 18, a 38ª edição da Corrida Cidade de Aracaju. A prova é um dos principais eventos em comemoração ao aniversário da capital e, neste ano, a competição atingiu a marca recorde 6.000 inscritos para participarem dos percursos de 5 km, 10 km e 24 km.

Para garantir o sucesso da corrida, que é considerada a terceira maior do circuito Norte/Nordeste, a gestão municipal, num trabalho intersetorial, preparou uma logística ampla de modo a garantir a organização necessária, com o intuito de atender tanto os que irão participar da corrida, como a população que irá assistir a prova. Em 2023, serão investidos R$ 864 mil para a realização do evento esportivo, com recursos próprios do Tesouro Municipal.

Largada

A primeira largada, a do percurso de 5 km, terá início às 15h30, na avenida Marechal Cândido Rondon, cerca de 100 metros antes do viaduto da avenida Tancredo Neves. A segunda largada será a de 10 km, às 16h, partindo cerca de 100 metros antes da rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Já a terceira largada, a do percurso de 24 km, ocorrerá às 16h15, na praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão.

Entrega dos Kits

A entrega dos kits para os atletas inscritos na 38ª Corrida Cidade de Aracaju será realizada nos dias 16 e 17 de março, das 8h às 20h, e no dia 18, das 7h às 10h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos – sede da Prefeitura de Aracaju -, localizado na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, conjunto Costa e Silva.

O kit será entregue ao atleta mediante apresentação de documento com foto para verificação da inscrição; os inscritos na categoria pessoa com deficiência (PcD) devem apresentar, também, documento que comprove a deficiência. Os participantes deverão entregar 1 kg de alimento não perecível no ato da retirada dos kits, este que será doado para instituições que assistem pessoas em situação de risco e vulnerabilidade e para famílias em situação de extrema pobreza, acompanhadas pela Secretaria Municipal da Assistência Social.

Transporte dos participantes

Os participantes de cada trecho da corrida contarão com transporte até a largada. O local de saída dos ônibus será a rua Vila Cristina, em frente ao Teatro Atheneu. A saída dos ônibus para as largadas dos 5 km e 10 km acontecerá das 13h às 14h, no trajeto por dentro da cidade.  Já a saída dos ônibus para a largada dos 24 km será realizada das 14h15 às 15h, num trajeto pela BR-101.

Trânsito

A partir das 10h da sexta-feira, dia 17, a avenida Ivo do Prado, sentido Sul, entre a rua Campos e a avenida Augusto Maynard ficará bloqueada até o final da corrida, no sábado, 18. No dia da prova, as avenidas Barão de Maruim, Desembargador Maynard e José da Silva Ribeiro Filho serão bloqueadas no sentido Leste, a partir das 14h do sábado.

Os cruzamentos das avenidas Barão de Maruim e Desembargador Maynard funcionarão com operação Pare e Siga. Um binário será montado no final da avenida José da Silva Ribeiro Filho, a partir da rotatória que dá acesso à avenida Marechal Rondon até a rodovia SE 065 (João Bebe Água).

Por conta dos bloqueios no trânsito na sexta e no sábado, algumas linhas de ônibus terão os itinerários alterados; serão 34 linhas afetadas, ao total.

Saúde 

Para assegurar a melhor assistência aos participantes da 38ª edição da Corrida, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estruturou uma unidade de atendimento composta por dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem e, ainda, com três leitos, sendo um de estabilização e quatro poltronas de medicação rápida.

O posto será instalado no ponto de chegada, na praça Inácio Joaquim Barbosa – antiga praça do Mini-golfe, próximo à avenida Ivo do Prado. Os hospitais da rede municipal de Saúde serão retaguarda durante todo o período de realização do evento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dará suporte durante toda a prova com uma viatura básica, uma viatura de suporte avançado, seis servidores e motolâncias ao longo do percurso.

Além disso, a Sejesp disponibilizará outras 12 ambulâncias de UTI, ao longo dos percursos da corrida. De acordo com o assessor técnico da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da SMS, Yuri Belchior, foi montado um plano de ação voltado para o pronto atendimento de urgência.

Segurança

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atuará com 86 agentes. O efetivo fará o isolamento de vias que cruzam o percurso da prova, em parceria com outros órgãos, assumindo postos de bloqueio previamente estabelecidos. Outra parte do efetivo fará a segurança na região da praça do Mini-Golf, local de chegada dos atletas onde estará montada a estrutura para a premiação.

O Grupamento Especializado em Motopatrulhamento da GMA realizará a escolta dos atletas na extensão do percurso na cidade de Aracaju, resguardando a integridade física dos participantes.

Além de auxiliarem no trânsito, os grupamentos da PMSE também atuarão para resguardar a segurança dos corredores e apreciadores do evento.

A organização, coordenada pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), da SMTT de São Cristóvão, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além do Exército Brasileiro.

*Com informações da PMA

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