Profissionais de enfermagem de todas as regiões do Brasil se reúnem em uma manifestação par reivindicar o pagamento do piso salarial da categoria, nesta terça-feira, 14.
Em Sergipe, o ato tem como local de encontro a Praça Fausto Cardoso, em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alese). O ato iniciou às 7h e deve continuar até às 16h desta terça.
A diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) e o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Município de Aracaju (Sintama) esclareceram que o movimento não é uma paralisação e, portanto, trabalhadores não devem se ausentar do serviço sem autorização prévia e documentada da chefia.
A mobilização é oriunda dos trâmites que estão impedindo o pagamento do piso no país. Uma vez que, a Lei nº 14.434 fixou o piso salarial em R$ 4.750 para os enfermeiros, mas foi suspensa pela falta de clareza em relação ao financiamento, já que não havia esclarecimento de como os recursos seriam viabilizados.
Segundo a assessora do Seese, Gláucia Valença, as negociações sobre os pagamentos são feitas pelo Governo Federal, que deve recorrer à aprovação de Medidas Provisórias. “Há Medidas Provisórias que são normas com força de lei editadas pelo Presidente da República em situações de relevância e urgência”, apontou.
por Beatriz Fernandes e João Paulo Schneider
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju