Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Mantendo os alunos do EAD motivados com 4 dicas

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Divulgação

Manter os alunos no Ensino à Distância (EAD) engajados pode ser um desafio para muitos professores, justamente pela barreira física que dificulta a interação entre os alunos e professores. Ainda que com o auxílio de ferramentas como os fóruns de discussão e os chats para dúvidas, a produção pode ser desafiadora. Porém, existem técnicas que auxiliam e muito neste momento.

A dificuldade aumenta no ambiente EAD principalmente por conta das distrações que, muitas vezes, podem ser irresistíveis e, quase sempre, estão ali bem ao seu alcance, e redes sociais podem ser uma delas. Entretanto, não necessariamente isso precisa ser um empecilho para o professor não fazer sua parte para manter o máximo de engajamento.

Sendo assim, a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Carla Leite, mostra alguns métodos de como conquistar a atenção dos alunos no EAD, confira:

1 – Atualização do plano de aula: a importância do investimento em plano de aula garante sempre um conteúdo diferenciado e com mais interação, em mídias variadas. “Ter aulas mais dinâmicas, como estudo de casos, debates, etc”, pontua a professora tutora.

2 – Interação: Alunos e professores podem contar com plataformas de ensino que possuem métodos de interação, mas uma excelente opção é mesclar entre desenvolver métodos diferentes de interação. “É fundamental ter uma boa comunicação com o aluno para que ele se sinta à vontade durante as aulas”, enfatiza.

3-Sair da rotina: Pode ser um desgaste repassar o conteúdo a todo momento, uma vez que o aluno possa não ter muito interesse pela matéria. Sendo assim, é importante a inovação. “O professor tutor tem a possibilidade de criar eventos, como palestras, Workshop, etc. Sair da rotina é importante”, conta.

4 – Presença: Existem muitos professores ou pessoas que possuem um conhecimento e decidem passar adiante. Uma boa ideia é acompanhá-los e ver como eles passam a informação que desejam. “Quando o professor é mais presente na vida do aluno, ele consegue visualizar essa evolução, e, assim, poder cobrar mais dele em relação aos estudos”, destaca.

Por Asscom Unit

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário