Para quem é fã de carros antigos e de livros, a Expo Verão 2023 será parada obrigatória durante esta semana. Até o dia 12 de janeiro acontece a Exposição de Carros Antigos. Já de 13 a 15 janeiro será realizada a Feira de Livros.
Tanto a exposição quanto a feira são eventos oficiais da programação da Expo Verão, que acontece na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, das 17h às 23h, e tem reunido milhares de pessoas diariamente.
Devido ao grande sucesso, a Exposição de Carros Antigos, realizada em parceria com a Federação Sergipana de Automobilismo, ocorre pela segunda vez na Expo Verão deste ano. Sergipanos e turistas têm a oportunidade de apreciar relíquias automobilísticas com mais de meio século de existência, algumas delas, inclusive, com mais de 80% de originalidade, os chamados carros placas pretas, como explica o presidente da Federação, Kennedy Fonseca.
“Esses carros recebem a placa preta do Detran após passarem por avaliação de banca especializada, que analisa todo o veículo e avalia se pintura, vidros e estofamento, entre outros itens, são originais de fábrica. Esses carros são verdadeiras relíquias, e quando comercializados atingem altos valores de comércio. Mas a maioria dos carros de colecionadores não está à venda”, frisa Kennedy Fonseca.
Um exemplo de carro antigo em Sergipe com alta valorização de preço é um Ford 29, cujo valor, de acordo com o presidente da Federação, chega a R$ 200 mil. Segundo Kennedy Fonseca, a estimativa é de que existam em Sergipe cerca de 200 colecionadores de carros antigos, divididos entre oito clubes.
Feira de livros
Já no período de 13 a 15 de janeiro, o espaço para eventos alternativos da Expo Verão receberá a Feira de Livros, fruto da parceria com a livraria Escariz. Serão disponibilizados cerca de quatro mil títulos de diversos estilos, para público de todas as idades e gostos literários. De acordo com a diretora comercial da livraria, Fátima Escariz, serão expostos títulos com preços diferenciados dos praticados nas lojas, com valor inicial de R$ 5.
“Acreditamos no sucesso da Expo Verão. Já estamos com duas feiras nos principais shoppings da cidade, e vislumbramos a possibilidade de alcançar mais pessoas participando desse grande evento. Graças a Deus as pessoas retomaram o gosto pela leitura, infelizmente aconteceu em um momento triste para todos, que foi a pandemia, mas ela ajudou a despertar o hábito da leitura, e promoveu o reencontro com o prazer de estar com o livro em mãos”, enfatiza Fátima Escariz.
Segundo o diretor da Êxito Soluções em Eventos, e idealizador da maior feira multissetorial de Sergipe, Alexandre Porto, uma grade ‘alternativa’ de programação foi pensada para atender a diversos públicos e fazer com que mais setores econômicos, de prestação de serviços e que impulsionam o turismo se tornem conhecidos.
Programação cultural e artística
O público que tem comparecido à Expo Verão tem assistido a diversos shows artísticos e culturais todas as noites, no palco do evento. Na programação desta quarta-feira, 11 de janeiro, a partir das 17h tem DJ Kleber, aulão de Ritbox, e apresentações de ginástica rítmica, de Belle Accioly e do Trio Pé de Serra Graduado.
No dia 12, a programação conta com a gravação do programa Canal Elétrico, de Fabiano Oliveira, às 17h; apresentações de Amanda Mytch e de Eraldo Alves. Já na sexta, dia 13, haverá show de Bruno Rangel e de Santana Baião da Penha.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Expo Verão 2023
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju