A Prefeitura de Aracaju detalhou, na manhã desta terça-feira, 27, o plano operacional para a realização do Réveillon 2023, que volta a acontecer na capital de maneira presencial após dois anos de pausa provocada pela pandemia da covid-19.
Juntamente com apoio de órgãos do Governo do Estado, como Polícias Civil (PC) e Militar (PM), e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a Prefeitura de Aracaju preparou um amplo esquema para execução das ações de policiamento, trânsito, além dos serviços de saúde, assistência social, monitoramento de estruturas e segurança.
Para que tudo ocorra com tranquilidade e muita alegria, será realizado o controle e monitoramento de toda a estrutura de palcos, camarotes e área de queima de fogos, erguida na faixa de areia da Praia da Cinelândia, onde ocorrerá a festa.
A expectativa é de que o evento reúna milhares de espectadores. Pensando na garantia da mobilidade do público, assegurando que chegue em segurança e possa retornar às suas residências de maneira tranquila, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) realizará bloqueios, monitoramento, bem como disponibilizará pontos estratégicos para táxis.
Bloqueios e pontos fixos
Será realizado bloqueio a partir das 15h na rodovia Inácio Barbosa (SE 100 – antiga rodovia José Sarney), do acesso ao retorno na praia da Cinelândia, até o acesso ao retorno da Passarela do Caranguejo, a partir das 15h.
Também será bloqueado o trecho da avenida Santos Dumont, do acesso de retorno do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, até a região dos Arcos da Orla, a partir das 18h. Vias transversais em toda a área do evento serão fechadas. Será proibido o estacionamento na avenida Santos Dumont e na rua Clóvis Rollemberg.
Os agentes da SMTT estarão localizados nos seguintes pontos fixos: av. José Carlos Silva (Pizzaria Janaina); av. Beira Mar (Restaurante O Miguel); av. Rotary (Terminal Zona Sul); av. Rotary com rua Jornalista Paulo Costa; av. Rotary com rua Niceu Dantas; av. Mário Jorge com rua Urbano Neto; av. Santos Dumont com rua Dr. Milton Dortas; rua Dr. Milton Dortas com rua Prof. Aloisio Campos; rua Dr. Milton Dortas com av. Des. Antônio Goes.
Transporte público
O Terminal da Atalaia retornará o funcionamento a partir das 2h, com 15 linhas especiais para o transporte público da população. Para quem desejar retornar para casa por meio de táxi, haverá dois pontos disponibilizados para atender à população. Um ficará situado na avenida Rotary, próximo da Orla, e o outro próximo ao antigo Hotel Parque dos Coqueiros, na rua Clóvis Rollemberg.
Fiscalização e Limpeza
Os serviços da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) serão realizados no sábado, dia 31, no local do evento, com o direcionamento das pessoas, garantindo que a instalação das estruturas aconteça nos espaços permitidos. A empresa organizou e disponibilizou 331 vagas para o comércio ambulante, com pontos de venda fixos na faixa de areia, estacionamento e calçadão, seguindo a ordem de sorteio previamente realizado.
Estrutura e Segurança
Um dos pontos principais para a realização do Réveillon 2023 é a segurança. Para isso, a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) desempenha um trabalho de montagem e fiscalização de toda a estrutura física do evento: palcos, camarotes, áreas de fogos e reservada aos bombeiros, além dos serviços de policiamento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). A Semdec garantiu que a área específica para os fogos de artifício estará situada a uma distância de 171 metros do público, com isolamento em placa galvanizada. Bem como será realizada a segurança do local, com a atuação da Guarda Municipal e demais órgãos, a fim de evitar aglomerações do público no local. Durante o show pirotécnico, quatro bombeiros civis estarão de prontidão no local.
GMA
A Guarda Municipal de Aracaju atuará no Réveillon 2023 com um esquema completo. O público contará ainda com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que realizará atendimentos no posto médico fixado próximo ao fim da Passarela do Caranguejo. A estrutura física contará com nove leitos de estabilização, sendo dois específicos para pacientes mais graves e seis poltronas para medicação rápida.
Os atendimentos do posto médico funcionarão das 19h do dia 31 às 7h do dia 1º. O local contará com gestores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de profissionais de serviços gerais, seguranças desarmados e motoristas. Estarão disponíveis duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado, e uma de suporte básico. A Vigilância Sanitária também atuará, realizando a fiscalização de alimentos dos vendedores ambulantes, bem como passará as devidas orientações aos comerciantes.
Acessibilidade
A Secretaria Municipal de Assistência Social também atuará no Réveillon. De acordo com a gestora da pasta, Simone Santana, a acessibilidade será garantida a partir de duas vertentes, sendo uma delas o Camarote da Acessibilidade.
Além disso, a Assistência também realizará o serviço especializado de abordagem social, com atuação de cinco profissionais ao longo do evento, e outros dez profissionais para realização do trabalho de prevenção das vulnerabilidades sociais e para a garantia de direitos.
Com informações da PMA
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju