Após as chuvas registradas na última quarta-feira (30), o governo de Sergipe decretou situação de emergência nos municípios de Tobias Barreto e Itabaianinha. Os municípios foram afetados pelas precipitações.
O decreto de emergência busca estabelecer providências rápidas de órgãos competentes no Estado para minimizar e reparar danos causados pelas chuvas intensas.
A cidade de Tobias Barreto foi a mais atingida pelas chuvas, registrando alagamento em várias localidades, todas às margens do Rio Real. “Houve danos e prejuízos expressivos no sistema viário, em especial na Rodovia SE-290, que liga os municípios de Tobias Barreto e Itabaianinha, comprometendo o tráfego na região e deixando as comunidades isoladas devido ao rompimento da rodovia, impossibilitando o acesso’, explicou o governo.
Foi criado, ainda, um gabinete de crise para levantar as informações, planejar e tomar providências para assistir as famílias de Tobias Barreto. As obras para reparos serão iniciadas após o nível de água baixar.
“Fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, em caso de utilidade pública, autoriza-se o início de processos de desapropriação, conforme legislação federal aplicável ao tema, com a observância de suas condições e consequências, bem como ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada a recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos”, explica o Superintendente da Defesa Civil estadual, tenente coronel Luciano Queiroz.
Por Isto é Aracaju / ASN
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju