Desde o mês de setembro, a Energisa está realizando uma operação em parceria com a Polícia Civil para identificar irregularidades de furto e fraude de energia elétrica no Alto Serão e Baixo São Francisco. Já foram identificadas 2.404 irregularidades, energia suficiente para abastecer o município de Nossa Senhora da Glória durante um mês. Desde o início de 2022, as ações já somam mais de 7 mil irregularidades identificadas, recuperado mais de 19 milhões de KWh na área de concessão da Energisa em Sergipe.
As ações de combate ao furto de energia estão sendo cada vez mais intensificadas pela concessionária. Entre os crimes, estão o desvio de energia ou não registro pela empresa por causa de irregularidades no sistema de medição, por intervenção de terceiros e ligações ilegais, mais conhecido como ‘gato’. De janeiro a setembro, já foram registrados mais de mil boletins de ocorrências.
Segundo o coordenador de Combate às Perdas da Energisa em Sergipe, Evandro Macedo, as ligações irregulares de energia colocam em risco a vida da pessoa que pratica o ato e da população. “Só profissionais habilitados e/ou autorizados podem realizar intervenção na rede elétrica. O risco vai desde um choque elétrico ao óbito. Por isso, orientamos que os clientes sempre busquem a Energisa para regularizar a situação e evitar acidentes”, orienta Evandro.
O furto de energia também pode prejudicar o fornecimento de energia para a população, pois toda rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. “O furto de energia também pode prejudicar a qualidade do fornecimento de energia já que a rede é preparada para atender os clientes cadastrados. Nós realizamos inspeções diárias na rede elétrica utilizando tecnologia de ponta, mas pedimos a ajuda da população para denunciar esses atos”, ressalta Evandro,
De janeiro a setembro, já foram realizadas 1.584 denúncias de irregularidades na rede elétrica. Esta denúncia pode ser realizada por meio dos canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju