Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Primeiro transplante renal em hospital público de Sergipe aconteceu com doação do órgão da esposa ao marido

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Foto: reprodução/divulgação ascom SES

Esta quinta-feira (6) é um dia histórico para a Saúde em Sergipe. Pela primeira vez, o estado realizou um transplante renal em uma unidade pública. O procedimento foi realizado há 10 anos em um hospital particular.

A cirurgia, envolvendo uma doadora viva, aconteceu pela manhã no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), em Aracaju. O paciente, Luiz de Gonzaga, 55 anos, residente em São Cristóvão, recebeu da esposa, Josiene da Fé Hora, o rim direito com 100% de compatibilidade.

As duas cirurgias estão dentro do Programa de tutoria que deve realizar, junto com a equipe do Hospital Albert Einstein/SP, o total de cinco transplantes renais. O objetivo é garantir a excelência dos procedimentos para que os profissionais do HU-UFS possam dar prosseguimento aos transplantes.

O segundo transplante renal, também envolvendo doadora viva, está programado para acontecer nesta sexta-feira (7), no HU-UFS. O paciente, de 59 anos, aposentado, morador da capital, foi submetido a diálise peritoneal, procedimento indicado para pacientes que apresentam quadros de insuficiência renal aguda ou crônica. O paciente também receberá da cônjuge a doação.

Em Sergipe são, aproximadamente, 1500 pessoas fazendo alguma modalidade de diálise, o preconizado é 50% estejam inscritos em lista para transplante e uma média de 700 pessoas esperando transplante renal. No momento, o estado de Sergipe está em negociação com o Ministério da Saúde para que o Hospital de Cirurgia possa em breve estar realizando transplante de fígado.

Por Isto é Aracaju com informações da SES

Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário