Após a contagem de votos do Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições deste ano para o cargo de presidente da República.
A disputa foi acirrada, mas como nenhum dos candidatos conseguiu mais de 51% dos votos (necessário para ser eleito em primeiro turno), partem para concorrer ao próximo pleito, que acontecerá dia 30 de outubro.
Trajetória Lula
Nascido em Pernambuco, Lula, antes de ser político, foi metalúrgico e líder sindical. Ficou conhecido durante a ditadura militar, quando liderou grandes greves de operários em São Paulo e ajudou a fundar o PT, em 1980, e ao eleger-se deputado federal pelo estado paulista.
O petista foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou a carreira política. Durante governos anteriores de Lula foram fundados programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas por possibilitarem a saída do país do mapa da fome.
O ex-presidente ficou 580 dias preso na sede da Polícia Federal de Curitiba após ser condenado pelas investigações da Operação Lava Jato, no entanto, em 2021, recuperou os direitos políticos após o STF anular as acusações por considerar que os processos não poderiam ter sido julgados na 13.ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, já que não tinham relação com o escândalo de corrupção da Petrobrás. Neste ano, Lula lançou a candidatura.
Trajetória Bolsonaro
Jair Messias Bolsonaro é um militar reformado e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018.
Começou a carreira militar no município fluminense de Resende. Em seguida, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro. Concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo eleito vereador como membro do Partido Democrata Cristão (PDC) em 1988.
Em 1990, Bolsonaro foi eleito para a câmara baixa do Congresso Nacional, cargo para o qual foi reeleito seis vezes. Ao todo, foram 27 anos de mandatos como congressista.
Bolsonaro foi anunciado como pré-candidato à presidência em março de 2016 pelo Partido Social Cristão (PSC), no entanto, a campanha presidencial foi lançada pelo PSL em agosto de 2018.
Entenda a contagem de votos:
O sistema majoritário é utilizado para a contagem de votos para eleger presidente e senadores. São eleitos os candidatos que tiverem a maioria do número dos votos válidos. O presidente é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil, de acordo com o sistema presidencialista adotado pelo país, e o mandato do presidente dura quatro anos, com direito a uma disputa pela reeleição consecutiva.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Fonte: A8SE
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju