
25 bairros estão com médio risco para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e 18 apresentaram baixo risco. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju que divulgou, nesta terça-feira (20), o novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti ( LIRAa).
Ainda segundo o LIRAa, outros 13 tiveram aumento no valor do índice de infestação predial em setembro, o que equivale a 30,2% comparado ao LIRAa de julho. 4 bairros mantiveram o mesmo índice e 26 bairros apresentaram redução – uma queda de 60,4%.
No LIRAa de julho, três bairros foram incluídos no grupo de alto risco de infestação – Palestina, Porto Dantas e Santos Dumont, com o índice em 4%. Agora em setembro, após ação da Secretaria Municipal da Saúde e dos órgãos parceiros (como a Empresa Municipal de Serviços Urbanos e a Secretaria do Meio Ambiente), estas localidades mudaram de condição e estão agora na classificação de médio risco – Palestina reduziu para 1,7%, Porto Dantas para 3,7% e Santos Dumont para 2,2%.
No LIRAa de março, Aracaju estava com 2,2% de índice de infestação. Este número subiu para 2,3% em maio e se manteve em julho. Agora, em setembro – entre os dias 1º e 6, quando o levantamento foi realizado -, houve uma queda de 35%, com o índice chegando a 1,5%.
A padronização do Ministério da Saúde considera o índice de infestação de baixo risco quando ele vai até 0,9%. Já o médio risco é quando está inserido entre 1% e 3,9%. Se enquadram na classificação de alto risco quando supera o 4%.
Fonte: G1 SE
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.