O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, decidiu nesta segunda-feira (29), manter a inelegibilidade do candidato ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
Com esta decisão, Valmir permanece inelegível por oito anos pela prática de abuso de poder econômico nas eleições de 2018. Na época, Valmir era prefeito do município de Itabaiana, e de acordo com o julgamento do TRE-SE, confirmado pelo TSE, participou em excesso da campanha do filho, que era candidato a deputado estadual.
No início do mês, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Superior (STF), negou o pedido da defesa de Valmir de Francisquinho para suspender a decisão do TSE. A negativa, segundo o documento, ocorreu porque a decisão do TSE ainda não havia sido publicada.
A publicação do acórdão aconteceu na semana passada, a defesa recorreu, mas a decisão da Corte foi mantida.
A defesa informou que vai aguardar o julgamento dos embargos de declaração, que já foram impetrados, medida adotada para esclarecer dúvidas da defesa em relação à decisão.
O que diz a coligação partidária de Valmir
Através de nota, a Coligação o Povo Quer, composta pelos partidos PTB, PL, Patriota, Pros e PMN e Valmir dos Cantos costa, candidato ao cargo de governador do estado de Sergipe, informou que aguardam, com serenidade, o julgamento dos embargos de declaração que foram interpostos perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O texto diz ainda, que a referida decisão em nada altera o pedido de registro de candidatura ao governo do estado de Sergipe e a estratégia jurídica anteriormente adotada. E que o candidato Valmir de Francisquinho continuará praticando todos os atos de campanha previamente agendados.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju