Em Sergipe, 16,2% dos domicílios são compostos por apenas uma pessoa. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A última edição da pesquisa analisou dados do período de 2012 a 2021.
O levantamento revelou que, dos 779 mil domicílios estimados em 2021, 16,2% eram unipessoais. Esse foi o maior percentual do Nordeste e o quinto maior do país.
O IBGE Sergipe destaca que esse número cresceu em 5,2 pontos percentuais em 10 anos, e quase 2 p.p de 2020 para 2021.
Além disso, a pesquisa apontou uma redução no número de domicílios compostos por um casal (com ou sem filhos ou enteados), classificados como domicílios “nucleares”. Em 10 anos, o percentual caiu de 70,5%, em 2012, para 66%, em 2021.
Também foi verificado que houve um aumento no percentual de residências compostas por uma pessoa responsável pela unidade e pelo menos um parente, configurando uma família que não se enquadra como nuclear. As chamadas “unidades estendidas” apresentaram um crescimento de 16,1% em 2020 para 17,2% em 2021.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua investiga, regularmente, informações sobre sexo, idade e cor ou raça dos moradores e composição de unidades domésticas, que não somente auxiliam o entendimento e a caracterização do mercado de trabalho, como também permitem entender aspectos sociais e demográficos do País.
Com informações da Unidade Estadual do IBGE em Sergipe
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju