Aracaju está com médio risco para surtos e epidemias, de acordo com o terceiro Levantamento de Índice Rápido por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, divulgado nesta quarta-feira (20), pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Apesar disso, três bairros estão com classificação de alto risco para infestação.
Os bairros são: Santos Dumont, que em maio apresentava índice de infestação 1,7%, e passou para 4% em julho; Palestina (4%) e Porto Dantas (4%).
O LIRAa, que foi realizado entre 1º e 7 de julho, mostra ainda que Aracaju possui dez bairros classificados em baixo risco e 30 com médio risco. Em maio, eram oito bairros classificados como baixo risco, 28 como médio, e sete como alto risco.
A SMS ressaltou que nesse LIRAa todos os focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados dentro das residências e comércios, não sendo encontrados focos em terrenos baldios.
Os principais criadouros continuam sendo os reservatórios para abastecimento de água, como lavanderias e caixas d’água (42,2%); seguido dos depósitos domiciliares (41,8%) e lixo e entulhos (8%).
A prefeitura informou que realiza ações semanais de combate ao mosquito como fumacê costal, mutirão de limpeza e visitas domiciliares
Casos
Entre janeiro e 16 de julho de 2022, foram notificados 2.679 casos de arboviroses, sendo 844 confirmados e uma morte.
- Dengue: 2.040 casos notificados, 584 casos confirmados e um óbito;
- Chikungunya: 604 casos notificados, 253 casos confirmados;
- Zika: 35 casos notificados e sete casos confirmados.
Fonte: g1 SE
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju