Foi iniciada a demolição do prédio que abrigaria o Hotel Brisa Mar, localizado na Avenida Rotary, na Orla de Atalaia. Inicialmente, o tempo estimado para a conclusão do serviço seria de seis meses, em virtude de o trabalho ser feito por áreas, por causa do grave comprometimento de toda a estrutura. Mas a empresa responsável pela demolição está trabalhando para que esse tempo seja reduzido.
Em setembro de 2021, um laudo de Inspeção e Diagnóstico emitido por empresa particular, contratada pelos proprietários do imóvel, condenou toda a estrutura. O prédio estava em processo acelerado de deterioração, havendo risco, inclusive, de queda de partes dele. O espaço também era constantemente invadido para a prática de atos ilícitos, causando problemas de segurança pública.
Por essas razões, e diante da complexidade de uma possível recuperação do equipamento, optou-se pela demolição, ação que agora foi possível graças às conclusões favoráveis dos embargos judiciais que tramitaram ao longo dos últimos anos.
Ação segura
A possibilidade de implosão imediata da estrutura foi descartada por questões de segurança, e pela probabilidade de causar algum tipo de impacto nas edificações circunvizinhas.
Além de extinguir os riscos à segurança pública, a retirada da estrutura terá, também, como consequência positiva, a melhora da paisagem urbana e valorização de uma das áreas mais importantes e belas da capital sergipana, a Orla de Atalaia, especialmente pelo fluxo turístico.
Para o advogado Vítor Faro de Barros, cuja família reside na rua Desembargador Otávio Souza Leite há 40 anos, dar ao prédio um destino que fosse favorável à região era um sonho antigo da avó dele, de 79 anos. Para Vítor Faro, a retirada da antiga estrutura aumentará não somente a segurança de moradores e passantes do local, como também promoverá a valorização da região.
“Minha avó acompanha diariamente, da janela de casa, cada passo do serviço de demolição. Ela está muito satisfeita porque um dos desejos dela era que fosse dada uma solução ao local”, avalia o advogado. Assim como Vítor Faro, quem também avalia como extremamente positiva a retirada da estrutura é o advogado e Perito Cível, Roberto Figueiredo Torres Maia.
Criado em um imóvel localizado também na Desembargador Otávio Souza Leite, Roberto Maia conta que por muito tempo a mãe, que ainda reside no imóvel, sentiu-se insegura em chegar em casa durante a noite. “A demolição é uma boa solução para os moradores da região”, afirma.
Todo o processo de demolição, retirada e descarte dos entulhos produzidos será realizado seguindo as leis e regulamentações ambientais vigentes.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju