A região do Baixo do São Francisco está sendo atingida por fortes chuvas, que começaram na manhã desta segunda-feira (30), e seguem pela tarde de forma intensa. A previsão é que o tempo chuvoso permaneça em Sergipe até a próxima quinta-feira (02).
Em Santana de São Francisco, o volume de água registrado varia entre 50 mm a 120 mm, com danos constatados em alguns locais do município. A área mais afetada, até o momento, é a rua da Rocheira, que ficou bloqueada após um deslizamento de terra. No entanto, a prefeitura do município informou que o deslizamento não deixou vítimas e nem desabrigados.
“Temos zelado pelo município para que, em dias como estes, os danos sejam menores. Já inauguramos mais de duas dezenas de obras estruturantes que permitiram que algumas comunidades não sofressem neste momento, mas sabemos que há muito a que ser feito e trabalhamos para isso”, destacou o prefeito Ricardo Roriz.
Por conta das chuvas, as aulas da Rede Pública de Ensino, em Santana, estão suspensas por 72h.
De acordo com a Defesa Civil, Neópolis também está em estado de alerta para as chuvas intensas e deslizamentos de terra. O superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, Luciano Queiroz, afirmou que o órgão está de prontidão para agir em caso de emergência.
“Estamos preparados para dar o suporte necessário para esses municípios que sofrem com as fortes chuvas em nosso estado. Por prevenção, já fizemos a remoção de duas casas, em Neópolis e em Santana de São Francisco, que se localizam próximas de onde teve deslizamento de terra”, explicou Luciano.
Segundo populares, a chuva também chegou em Poço Redondo, deixando buracos na SE-175, na ponte da cidade:
Ainda de acordo com populares, a rodovia SE-200, que liga os povoados Solteiro e Pindoba em Neópolis, está com a pista coberta de água.
O Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) já tomou ciência dos dois fatos e equipes foram encaminhadas para os locais das ocorrências.
“Uma equipe do departamento já seguiu para sinalizar o trecho, onde os serviços de recuperação serão feitos em breve. Já na SE-175, na ponte do município de Poço Redondo, o DER também informa que já tem equipe trabalhando na cabeceira da ponte com reposição de material, o local está sinalizado. O DER orienta aos motoristas que redobrem a atenção e reduzam a velocidade ao passar por essas localidades”, disse.
Em caso de transtorno decorrente das condições climáticas, a orientação é que os populares acionem a Defesa Civil pelo número de telefone 199.
Por redação Portal A8SE
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju