Aracaju completa 167 anos nesta quinta-feira (17). A data é feriado municipal e altera o funcionamento de serviços públicos e do comércio na capital.
Segundo a prefeitura, os órgãos municipais não terão expediente, com exceção daqueles considerados essenciais. Confira o que abre e o que fecha no feriado:
Mercados e feiras
A Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa), localizada na capital, funciona das 3h às 14h neste feriado.
Os mercados centrais Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco, e os mercados setoriais (bairros), como o Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco, funcionarão das 6h às 13h.
As feiras livres dos bairros Santos Dumont (manhã) e Jabotiana (tarde) acontecem normalmente.
Centro
As lojas do Centro comercial estão autorizadas a funcionarem no feriado, segundo o Sindicato dos Lojistas de Sergipe.
Supermercados
Os estabelecimentos funcionarão normalmente, de acordo com a Associação Sergipana de Supermercados. Os horários são definidos por casa rede.
Shoppings
- Jardins e Riomar: os shoppings irão funcionar normalmente. Os restaurantes e praças de alimentação abrem das 12h às 21h; lojas e quiosques, das 14h às 20h.
- Aracaju Parque Shopping: lojas e quiosques, das 14h às 20h e alimentação das 12h às 22h. Cinemas: conforme programação da rede – lojas Âncoras e Megalojas podem, de forma facultativa, abrir às 13h e fechar às 21h.
Parques e orlas
O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, funcionará normalmente das 6h às 18h.
O Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no Bairro Jardins, estará aberto ao público das 5h às 21h30. O espaço terá uma programação especial. A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada na Sementeira, não funciona.
O Centro de Artesanato Chica Chaves, no bairro Industrial, região Norte da cidade, abrirá das 9h às 18h.
Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h.
Bancos
As agências bancárias não abrem na capital nesta quinta, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Sergipe.
Educação
As unidades de ensino da capital não funcionarão.
Saúde
Não haverá vacinação contra a Covid-19 nesse dia, e todo o serviço será retomado na sexta-feira (18).
Funcionam os equipamentos de saúde para atendimento de casos de síndromes gripais, tendo acesso ao serviço, pessoas residentes em Aracaju e que apresentam sintomas gripais, e serviços de Urgência e Emergência nos hospitais municipais Fernando Franco (Farolândia) e Nestor Piva (18 do Forte).
O Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal continuará funcionando, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até as 18h), com os serviços de triagem de enfermagem e consultas médicas, testagem para detecção da covid-19, dispensação de medicamentos e leitos de observação. Os casos mais graves que procurarem o Centro, será providenciada transferência de forma prioritária para uma das unidades de urgência da rede municipal de saúde.
Para os casos com sintomas mais delicados, estarão funcionando em regime 24 horas as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco (Farolândia) e Nestor Piva (18 do Forte). O atendimento da Rede de Urgência e Emergência (Reue) continuará sendo ofertado nos dois hospitais municipais, incluindo os contêineres para atendimento exclusivo de síndromes gripais e suspeita de covid-19, seguem com serviço 24h. Além da urgência clínica, a urgência odontológica ofertada no Hospital Fernando Franco também funcionará normalmente.
O atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue sendo um serviço porta aberta, entretanto, nos dias do ponto facultativo funcionará apenas para o acolhimento noturno.
Fonte g1 SE
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju