A epidemia de gripe é uma realidade em Sergipe. Além dos 26 óbitos por Influenza A H3N2 confirmados no Estado, os casos de Covid-19 também estão crescendo: conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta quinta-feira (6), 80 novos casos foram confirmados. Diante do cenário, a atenção com sintomas e cuidados para evitar transmissão voltou a ser prioridade máxima.
O contágio da doença, seja covid-19 ou influenza A H3N2, acontece de maneira direta, de uma pessoa para outra, por meio de gotículas expelidas pelos indivíduos contaminados, ao falar, espirrar e tossir. Também pode ocorrer transmissão pelo ar, pela inalação de partículas residuais, que podem ser levadas a distâncias maiores de um metro.
Ao se contaminar, o indivíduo passa por um período de incubação que pode variar de um a quatro dias, até apresentar os sintomas, que são eles: tosse, febre alta, nariz congestionado, dores nas articulações, inflamação na garganta, e dores de cabeça forte. A transmissão do vírus pode acontecer entre 24 e 48 horas antes do início dos sintomas, no entanto, o período sintomático é mais crítico para contaminação.
“Nesse período, o pico da excreção viral ocorre principalmente entre as primeiras 24 até 72 horas do início da doença, e declina até níveis não detectáveis por volta do 5º dia, após o início dos sintomas”, explica a Saúde, por meio do Alerta Epidemiológico da Influenza.
As principais formas de prevenção são as mesmas que já vêm sendo adotadas desde o início da pandemia da covid-19: utilização constante de máscaras de proteção facial; higienização das mãos com frequência; evitar aglomeração e, conforme aponta a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), a vacinação da covid-19.
Quando buscar atendimento?
Ainda conforme a SMS, em casos de sintomas leves, a população pode procurar qualquer uma das 45 unidades básicas de Saúde da capital sergipana. No entanto, em casos de urgência e emergência, deve procurar o Hospital Fernando Franco, localizado na zona sul da capital, no bairro Farolândia, ou a Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, na zona norte da cidade.
Onde realizar o teste RT-PCR?
Para realização do teste de covid-19, o RT-PCR, o paciente deve passar por uma avaliação médica que irá receitar o exame. Neste caso, os testes estão sendo realizados em seis unidades de saúde e hospitalares de Aracaju, sendo elas: Hospital Fernando Franco, UPA Nestor Piva, UBS Augusto Franco, na Farolândia, UBS Ministro Costa, no Inácio Barbosa, UBS Candida Alves, no bairro Industrial, e UBS Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário.
Ainda segundo as recomendações dos órgãos públicos de saúde do Estado e município, o tratamento contra a gripe inclui repouso, isolamento de sete dias para evitar contaminar outras pessoas, além de boa alimentação, hidratação e medicamentos para aliviar os sintomas, neste caso, recomendados por médicos.
Crianças de até cinco anos, idosos, mulheres grávidas e pessoas com problemas crônicos de saúde ou sistema imune comprometido são os mais frágeis à gripe. Entre os óbitos por Influenza confirmados no Estado, alguns fatores de risco foram identificados: pessoas com bronquite asmática, diabetes, cardiopatias, obesidade, doenças renais, doenças de Alzheimer, tuberculose, tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, entre outras.
Por Laís de Melo
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju