O laboratório central de saúde pública (LACEN), registou desde novembro de 2021 um aumento nas testagens para influenza e covid-19 oriundas de todos os lugares do estado de todos os municípios das unidades de Saúde.
De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, O aumento é alarmante comparado aos meses de setembro e outubro. “Estamos observando um aumento de 300% no número de amostras que chegam por dia. Estávamos recebendo uma média de 200 amostras por dia no laboratório central e agora estamos recebendo uma média de 800 amostras por dia”, conta.
Ainda de acordo com Cliomar, é feita a análise de todas as amostras que são recebidas, porém devido a predominância do covid-19 existem critérios diferentes para avaliar e identificar cada uma dessas síndromes gripais.
Embora sejam doenças de nomes diferentes, os sintomas são semelhantes como qualquer vírus respiratório que estão presentes a coriza, dor de garganta, febre e dor no corpo, portanto os cuidados devem prevalecer ainda segundo o superintendente, que reforça quais são esses cuidados. “Vamos praticar a lavagem das mãos, utilizar máscara, evitar aglomeração e usar álcool em gel”, orienta Cliomar.
Por Isto é Aracaju
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju