Neste sábado (18), a coleta de lixo de Nossa Senhora do Socorro foi retomada após cerca de cinco dias interrompida. O problema foi causado pela suspensão do serviço na segunda-feira pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) após uma determinação judicial. Moradores registraram lixo acumulado pela cidade.
De acordo com a prefeitura, desde o início da semana, a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Serviços Urbanos estavam em tratativa para a resolução do caso.
Entretanto, em nota, a assessoria de comunicação da Estre Ambiental informou que retomou a coleta, “mesmo não tendo sido procurada pela prefeitura” após a medida judicial. A empresa também disse que o município tem uma dívida de aproximadamente R$ 17 milhões por serviços prestados de janeiro de 2017 à novembro deste ano.
“O acúmulo de resíduos se deu porque o local para onde o município de Nossa Senhora do Socorro passou a destinar os resíduos, localizado à mais de 50 km, a partir de novembro de 2021, em substituição à Estre Ambiental (localizada no próprio Município), foi considerado absolutamente irregular pela Justiça do Estado de Sergipe”, disse, ainda, a nota da Estre.
Suspensão da coleta no estado
As unidades de transbordo de resíduos de Nossa Senhora do Socorro e Rosário do Catete e os aterros sanitários de Itaporanga D’Ajuda, Itabaiana e Estância foram fechados pela Adema após a decisão da ação foi movida pelo Ministério Público Estadual (MPSE). Entretanto, o órgão alega que o fechamento foi um entendimento da Adema, e que a decisão seria referente apenas aos licenciamentos deste ano, que ferem a política estadual de resíduos sólidos.
Na noite do fechamento, após novo pedido do MP, a Justiça ordenou o retorno imediato das atividades referentes às licenças ambientais concedidas para o aterro sanitário em Rosário do Catete, a unidade de transbordo de resíduo em Nossa Senhora do Socorro e a de serviços de tratamento de saúde em São Cristóvão.
A manutenção do fechamento, segundo a própria Adema, afetaria cerca de 2 milhões de habitantes em Sergipe, em 18 municípios: Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras, Pirambu, Itaporanga, General Maynard, Divina Pastora, Japaratuba, Propriá, São Francisco, Areia Branca, Cumbe, Siriri, Santa Rosa de Lima, Riachuelo, Maruim e Carmópolis.
Bairros Zona Norte da capital chegaram a ficar sem a coleta durante parte da segunda-feira, mas o serviço foi normalizado na terça (14).
Fonte g1 SE
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju