208 idosos, vítimas de violência, foram atendidos por equipes de segurança pública em Sergipe durante a Operação da Polícia Civil Vetus II, que teve início no dia 15 de outubro. A informação foi divulgada, na manhã desta quinta-feira (18). A operação faz parte de uma mobilização nacional.
Segundo o levantamento do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) e das delegacias especializadas do interior do estado, as equipes realizaram atendimento em nove municípios, com apuração de 228 denúncias realizadas pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais.
Em Sergipe, também foram realizadas 220 visitas em abrigos e residências de vítimas, resultando na solicitação de 21 medidas protetivas.
A Operação Vetus II faz parte de uma mobilização coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.
Denúncias
As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do Disque-Denúncia (181) são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Por G1 Se
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju