30 mil passageiros foram afetados diretamente e 140 mil indiretamente, principalmente os da Zona de Expansão da capital, em virtude da paralisação, de cerca de 900 trabalhadores de três empresas do Grupo Progresso iniciada desde as primeiras horas desta quinta-feira (14), em Aracaju. A informação é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp).
Por nota, o sindicato informou que com a suspensão do serviço 146 ônibus de circular afetando 43 linhas, deixando terminais lotados.
Segundo a Setransp, as outras quatro empresas prestadoras do transporte continuam em operação tentando atender os passageiros das regiões afetadas, mas não há previsão de retomada da circulação regular.
Sem salários
Os trabalhadores informaram que a paralisação foi motivada pelos recorrentes atrasos nos salários e benefícios do mês de setembro, que atingem motoristas, cobradores e equipes de manutenção.
“Se ele [o responsável pelas empresas] ia pagar o salário de setembro dia 30 de outubro, o de outubro ia ficar como? A categoria não aguenta mais. Tem gente que está sem água, sem energia, quem mora de aluguel e o proprietário botou pra fora”, disse o rodoviário Marcos Sérgio Santos.
Sobre a situação, o Setransp diz que o transporte que vinha enfrentando dificuldades e está sofrendo diretamente os efeitos negativos econômicos da pandemia do novo coronavírus, com acúmulo de débitos com fornecedores, impedimentos para pagar folha salarial.
Por G1 SE
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju
2 comentários em “Cerca de 30 mil passageiros são afetados por paralisação de rodoviários em Aracaju”