O estado de Sergipe prevê começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos em setembro contra a Covid-19. O anúncio foi feito pela secretária estadual da saúde Mércia Feitosa durante o I Seminário Estadual de Enfrentamento à doença, que ocorre de forma virtual e presencial, em Aracaju, desde a quinta-feira (19) para fazer um panorama da pandemia.
O Ministério da Saúde também já havia anunciado a liberação de vacinação para adolescentes. Em Sergipe, a população estimada nessa faixa etária é de 219.787 pessoas.
As ações devem iniciar por quem tem comorbidades ou deficiência, de acordo com a gestora.
“A proposta é de agora em agosto finalizar a vacinação da população adulta. Nossa meta é que em setembro já estar iniciando com os adolescentes com comorbidades e deficiências. É uma população importante. Vimos no final da pandemia que o adulto jovem era que estava mais acometido [pela Covid-19]”, disse a secretária.
O imunizante utilizado será o da Pfizer, que, em junho, recebeu autorização da Anvisa para vacinar adolescentes a partir de 12 anos.
Segunda dose
Até o momento, o boletim epidemiológico mostra que foram aplicadas 1.273.440 primeiras doses (56,62% da população) e 46.8797 de segundas ou doses únicas (20,22%).
O estado está monitorando os municípios acerca de quem precisa completar a imunização. “A gente sabe que tem esse ‘delay’ de segunda dose. Mas é fundamental o resgate dos faltosos. A gente sabe que pode avançar e está fazendo esse percentual de abandono por município para dialogar. A imunidade coletiva só obtém quando tiver a segunda dose”, informou Mércia Feitosa.
O último levantamento estadual apontou que eram 60 mil faltosos, mas segundo a gestora, os números diminuíram e ainda estão sendo atualizados.
Por G1 SE
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju