Até a última sexta-feira (30), unidade de saúde atendia casos exclusivos de síndrome gripal.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, retomou o atendimento regular na Unidade Básica de Saúde (UBS) Onésimo Pinto, localizada no Bairro Jardim Centenário, Zona Norte da capital.
De acordo com a SMS, a unidade deixou de atender casos de síndrome gripal na última sexta-feira (30). Durante o final de semana, o espaço passou por um processo de desinfecção antes de voltar aos atendimentos clínicos.
Ainda segundo a SMS, a baixa procura de pacientes sintomáticos e a alta procura de pacientes com necessidades clínicas embasaram essa reorganização promovida pela Secretaria. Nos últimos seis meses, enquanto unidade referência para síndrome gripal, a UBS Onésimo Pinto atendeu 33.949 pessoas, e considerando os dois últimos meses, houve uma queda de 30,7% na procura por esse atendimento na unidade.
De acordo com a gerente da UBS, Ana Beatriz Cardoso, a unidade tem horário estendido, das 7h às 19h, com salas de: curativo, vacina, observação, consultas médicas, e conta com enfermaria, pré-natal e farmácia, no atendimento regular da população de todo o território do bairro.
Atendimento Covid-19
Com a reformulação do atendimento Covid na rede de saúde da capital, pessoas com sintomas de síndrome gripal ou suspeita de Covid-19 estão sendo atendidas nas Unidades Básicas de Saúde Lauro Dantas (Jardim Centenário); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa) e José Machado de Souza (Santos Dumont).
Nessas unidades, o usuário com sintomas passa por avaliação médica e em seguida é feita a notificação e o teste RT-PCR. Usuários que não apresentam sintomas suspeitos de Covid-19 e necessitam de atendimento na Atenção Primária, podem buscar a Unidade mais próxima de sua região.
Para casos mais graves, o município segue ofertando atendimento exclusivo 24h nos contêineres instalados nas áreas externas das Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva.
Por G1 SE
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju