Procura, considerada baixa, está sendo associada à proibição de vendas e solturas de fogos na maioria dos municípios sergipanos, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Cinco pacientes foram atendidos pela Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju, durante a véspera e o dia de São João, 24 e 25 de junho, respectivamente. O hospital costuma atender pessoas de todo o estado e de vizinhos, como Bahia.
O número foi igual ao do ano passado, quando ocorreu uma queda de 84,8% nos atendimentos em comparação a 2019, com 33 pacientes assistidos no período.
Dois dos cinco pacientes deste ano tiveram queimaduras relacionadas a fogos de artifício — bomba e buscapé.
A baixa procura está sendo associada à proibição festas, vendas e solturas de fogos durante o período junino, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
“As pessoas estão tendo consciência na pandemia. E ajudou muito os fogos terem sido proibidos. As pessoas se resguardaram nesta época”, disse a coordenadora da cirurgia plástica do Huse, Moema Santana.
De acordo com autoridades de saúde, a fumaça pode agravar do quadro de pacientes com doenças respiratórias, principalmente a Covid-19, e provocar a lotação de hospitais.
Primeiros socorros
Em caso de queimaduras, a orientação é a seguinte:
- Retirar roupas e vestes do local afetado;
- De imediato, colocar o membro ferido em água corrente entre 10 e 15 minutos;
- Cobrir com um pano seco;
- Ir para o hospital.
Por G1 SE
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju