O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira informou na manhã desta terça-feira, 27, que enviou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um ofício no qual solicita, com urgência, o envio de doses para imunizar cidadãos que já receberam a primeira dose e completarão o prazo máximo de reforço de 28 dias. No total, foram requisitadas 11.893 doses.
A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac foi suspensa em Aracaju no final desta segunda-feira, 26, após atraso, por parte do Ministério da Saúde, na entrega do quantitativo necessário para a aplicação da segunda dose.
Segundo nota publicada pela Secretaria Municipal de Saúde, foi este retardamento que causou impacto no calendário de vacinação do município.
Conforme a orientação estabelecida pelo Ministério da Saúde em 21 de março, a Secretaria da Saúde do estado utilizou todas as 48.020 doses recebidas pelo município para aplicação da primeira dose, pois foi assegurado pelo órgão federal o envio dos imunizantes para a dose de reforço.
Ainda de acordo com a SMS, este procedimento foi realizado mediante compromisso do órgão federal em fazer o envio dos imunizantes para a dose de reforço, o que no entanto, não se concretizou.
Após envio do ofício, o município aguarda o envio de mais doses da vacina e a publicação de uma nota técnica pelo Ministério da Saúde sobre quais procedimentos deverão ser adotados em relação a esta situação.
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju