Medida passa a valer a partir desta sexta-feira(23).
A tarifa de energia dos moradores das cidades sergipanas atendidas pela Energisa aumentou de 8,33 a 9,43, de acordo com o tipo de consumidor. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (22), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Também tiveram reajustes nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, que são atendidos por outras empresas.
Os reajustes serão os seguintes: 8,66% para clientes de baixa tensão; 9,43% para clientes de alta tensão e 8,90% para os de média tensão.
O gerente de Regulação Econômica da Energisa, Bernardo Athaíde, explicou que o reajuste tarifário anual é calculado e definido pela Aneel. “Suas regras estão estabelecidas em contrato de concessão, o que nos permite reajustar a tarifa anualmente e é isso que está acontecendo hoje para os consumidores da Energisa Sergipe. Ano passado houve muita pressão sobre as tarifas de energia em função de indicadores econômicos, principalmente o GPM, que cresceu em torno de 31% nos últimos 12 meses. É esse o indicador que corrige o contratos de geração, transmissão e distribuição, e isso ocasionou esse 8,9 que será aplicado a partir do dia de hoje”, disse Bernardo.
De acordo com o economista Josenito Oliveira, apesar das justificativas sobre o aumento, empresas e famílias serão prejudicadas. “Esse aumento da tarifa da energia elétrica no estado de Sergipe, que por sinal é superior à média da inflação acumulada durante os últimos 12 meses, só vem onerar as empresas e as famílias. Do lado das empresas, consequentemente esse aumento será passado para os preços, e os consumidores vão arcar com essa conta. Do lado das famílias, em um momento de pandemia, onde grande parte está trabalhando home office, este aumento irá onerar suas rendas”, explicou o economista.
Por G1 Sergipe
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju