Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Governo de Sergipe prorroga medidas restritivas até o dia 15 de abril e recomenda escalonamento do comércio

Photo of author

Por Isto é Aracaju

O objetivo das medidas é evitar o colapso na rede hospitalar, já sobrecarregada pela alta taxa de ocupação de leitos por pacientes com Covid-19.

Centro de Aracaju durante pandemia — Foto: TV Sergipe/Reprodução/Arquivo

O governo de Sergipe informou nesta quarta-feira (7) a prorrogação das medidas restritivas, anunciadas na última semana, até o dia 15 de abril, e recomendou escalonamento do comércio os municípios e no transporte coletivo de Aracaju.

“Houve comunicação com a prefeitura da Aracaju, que deve sair ainda hoje com seu decreto, devendo trazer esse escalonamento. Esse escalonamento depende da característica de cada prefeitura, mas a ideia é que os horários de abertura e encerramento dos expedientes sejam variados, para tirar o pico que ocorre por volta de 7h e 18h, 19”, disse o superintendente de comunicação Givaldo Ricardo.

Na capital, um escalonamento já ocorre com a alteração de funcionamento de órgãos e serviços municipais.

Durante a manhã, o governador Belivaldo Chagas (PSD) se reuniu com a secretaria estadual de saúde, Mércia Feitosa. Uma reunião com o comitê-científico que ocorreria nesta quarta foi suspensa. As medidas devem ser publicadas no Diário Oficial dessa quinta (8). O objetivo das medidas é evitar o colapso na rede hospitalar, já sobrecarregada pela alta taxa de ocupação de leitos por pacientes com Covid-19.

De acordo com o decreto, o toque de recolher fica mantido das 20h às 5h todos os dias. Já o retorno das aulas das redes particulares e públicas de forma presencial está mantido para o dia 3 de maio. Igrejas e templos religiosos permanecem funcionando com o limite de 30% de ocupação.

Bares e restaurantes, academias e salões de beleza não podem funcionar durante os fins de semana.

Combate à Covid-19

Uma nova testagem em massa para mapeamento da Covid-19 em municípios sergipanos deve começar nesta quinta-feira (8). De acordo com a Força-Tarefa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), 15 municípios estão incluídos nessa segunda leva de testagem. Na primeira, foram realizados 5.405 testes entre sorológicos e RT-PCR, onde 22,6% das pessoas testaram positivo para a doença.

Por G1 Sergipe

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário