Vacinação para profissionais da área que estão atuando diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia terá início ainda nesta semana e seguirá ordenação de prioridade recomendada pelo Ministério da Saúde
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta segunda-feira (05), reunião virtual com os comandos das forças de segurança e salvamento de Sergipe e Forças Armadas. O objetivo foi alinhar a operacionalização das ações de imunização contra a Covid-19 dos profissionais da área que estão atuando diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia e assegurar a identificação correta desse público. A vacinação terá início ainda nesta semana.
A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, que coordenou a reunião, reconheceu os esforços desses profissionais para enfrentamento da pandemia. “O Ministério da Saúde enviou, nessa remessa, apenas 6% para iniciar a imunização desse grupo prioritário. Sergipe irá triplicar. Estamos ofertando 1.500 doses de vacinas contra a Covid-19, nesse momento, para atender maior número de profissionais. E entendendo que temos quantitativo reduzido, são os comandos que realmente conhecem a necessidade e quem está diretamente envolvido nas ações de enfrentamento, para ser contemplado nesse início. É preciso definir a prioridade da prioridade”, pontuou Mércia Feitosa.
De acordo com nota técnica do governo federal, o Ministério da Saúde enviará doses, de maneira escalonada e proporcional, neste momento, para a vacinação dos seguintes profissionais, ordenados por prioridade:
• trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
• trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
• trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;
• trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.
Ficou pactuado que a identificação dos profissionais, levando em conta a função que cada agente exerce para o combate à pandemia, ocorrerá em articulação com os comandantes do grupo-alvo. A orientação é que os agentes apresentem, ao município, um documento declaratório que comprove a sua atividade na linha de frente para receber a vacina.
Os demais trabalhadores das forças de segurança e salvamento de Sergipe que não se enquadrarem em atividades da linha de frente deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.
Participaram da reunião de pactuação das ações de imunização: Waneska Barbosa, secretária de Saúde de Aracaju; delegado Alex Raniery, superintendente da Policia Federal/SE; coronel Marco Aurélio Magalhães, comandante do 28BC; Flávio Vasconcelos, superintendente da Policia Rodoviária Federal/SE; Luís Fernando, secretário de Defesa Social e da Cidadania de Aracaju; coronel Marcony Cabral, comandante geral da Policia Militar/SE; Thiago Leandro, delegado geral da Policia Civil/SE; coronel Alexandre José Alves Silva, comandante do Corpo de Bombeiros/SE; coronel José Andrade, representante da Secretaria de Segurança Pública (SSP); oficial Verônica, representante da Aeronáutica/SE e o capitão de Fragata Guilherme Conti Padão, capitão dos Portos de Sergipe.
Fonte: Agência de Notícias
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju